Inicial
som
família tilinda .com
Laboratórios de Performance
Música em Família
Semanas da Musica .com
série grandes mestres .com
Recital Comentado
salete chiamulera.com
astarte
Duo Leichsenring
Embap
Festival Penalva
koellreutter
Pró-Música
Professores
Amor e Crianças
Família Chiamulera
Grupo de Estudos
Homenagens
Rosa Maria Chiamulera
Artigos
Imprensa
Fotos
pianistas admiráveis
Poemas e Desenhos
Técnicas e Estruturações
Aquamec
Cetha
Engenharia
PRVP
Caleidoscópio
Inicial
 
ESTADO DO PARANÁ

CURITIBA, DOMINGO, 10 DE AGOSTO DE 1986 - página 7

FESTIVAL TCHAIKOVSKY EM MOSCOU


Pouca gente daqui tem oportunidade de assistir a um dos mais famosos concursos do mundo, o Concurso Tchaikovisky, em Moscou. A nossa Salete Maria Chiamulera é uma dessas poucas privilegiadas. Neste artigo conta detalhes, exclusivamente para CLAUDIO. Salete Maria escreve de Varsóvia, onde faz um curso sobre Chopin.


“Em nossos conturbados tempos, quando as forças de agressão conduzem a espécie humana para a margem da própria destruição, o papel da arte adquire especial importância, pois como arte, leva os seres para uma união espiritual e os imbuem com nobres idéias humanísticas”. M.Gorbachey, presidente da URSS, em mensagem lida pelo ministro da Cultura da URSS, N.P

Demichev, assim se expressou e saudou, entre outras palavras, a todos os presentes na sessão solene da abertura do VIII Concurso Internacional Tchaikovsky, ocorrido de 10 de junho a 8 de julho do corrente ano em Moscou,

A parte musical desta sessão solene coube a três precoces talentos musicais da União Soviética: o pianista e compositor Yegeny Kisin, quatorze anos, que executou “Etudes Tableaux” - Sergei Rakhmaninov e a Sonata nº 6 - Prokofiev, o violinista Vadin Repim, quatorze anos e Maxim Vengerov, onze anos.

Yegeny Kisin, considerado uma das maiores revelações musicais, encantou a crítica especializada quando em 1984, então com doze anos, tocou com a Orquestra Filarmônica de Moscou os dois concertos de F.Chopin.

Tradição iniciada em 1958, o Concurso Internacional Tchaikovsky, que acontece de quatro em quatro anos em Moscou, é considerado uma das maiores competições no campo da música, abrangendo provas para pianistas, cantores, violinistas e violoncelistas.

As obras do grande compositor russo Piotr Ilich Tchaikovsky, nascido em 1854 e conhecido do grande público pelo Concerto n° 1 para piano e orquestra, são a base do programa nas três provas realizadas pelos concorrentes. Porém, os músicos apresentam ainda obras de outros compositores, nos dando um panorama geral da história da música.

Especialmente nas provas da segunda etapa, todos devem executar uma obra de um compositor do seu país de origem e outra de um compositor russo Contemporâneo.

Durante este último Concurso, as três maiores e mais Importantes salas de concerto de Moscou onde aconteceram as provas, HalI de Colunas estiveram sempre lotadas com público russo e estrangeiro. Porém, foram as provas da terceira etapa dos pianistas, que mais mobilizaram os ouvintes.

Durante seis dias, doze pianistas, dois em cada dia, executaram dois concertos para piano e orquestra, sendo um deles o famoso Concerto nº 1 da P.Tchaikovsky. Apenas a pianista russa Irina Plotnikova, terceiro lugar na seleção final, escolheu o concerto nº 2 de Tchaikovisky.

Coube ao pianista inglês Barry Douglas, o primeiro lugar, à Natália Trull - pianista russa que encantou a platéia com seu vigor e exuberância no Concerto nº 1 de Tchaikovsky e no Concerto em Dó M de Prokotïef, o segundo lugar.

O pianista francês Roger Muraro, bastante aplaudido pelo Concerto da Mão Esquerda de Ravel que tocou, dividiu, o quarto lugar com o pianista russo Alexander Tselayakov.

O quinto lugar dos pianistas foi conferido a Yovcho Krushev (Bulgária) e Igor Ardasev (Checoslováquia).

Uma das revelações do Concurso foi o pianista cubano Victor Rodriguez (sexto lugar compartilhado com o pianista americano David Buechner), sendo-lhe atribuído um prêmio especial da União dos Jornalistas da URSS pelo seu trabalho artístico.

Entre os violinistas, o primeiro prêmio foi atribuído a llya Kaler (URSS) e a Raphael OIeg. (França), segundo prêmio a Xue Wei (República Popular da China) e Maxim Fedotov (URSS) e o terceiro prêmio a Jane Peters, uma vigorosa violinista da Austrália.

O primeiro prêmio entre os violoncelistas coube a Kirill Rodin (URSS) e a Mano Brunello (Itália), o segundo prêmio a Suren Bogratuni (URSS) e a Martti Rousi (Finlândia) e o terceiro prêmio a Sara Sant’Amrogio e John Sharp, ambos americanos.

Ainda a Mário Brunello, violoncelista italiano com vários prêmios em concursos internacionais, coube o prêmio especial pela melhor execução da peça obrigatória na terceira etapa. Esta peça, composta especialmente para o concurso, consistiu do Concerto n° 2 do compositor russo M. Khrenikov, secretário da União dos Compositores da URSS e também presidente da Comissão Organizadora do Concurso.

Quanto aos cantores, coube aos artistas russo Natalia Yerasova, uma cantora com belíssima voz contralto, o barítono Grigori Gritsink e Alexander Morozov o primeiro prêmio. A cantora americana Barbara Kulduff, uma das mais brilhantes artistas do concurso e a qual arrebatou a platéia com seus agudíssimos, Ana Felicia Filip (Rumenia) e Barseg Tumanian (URSS) o segundo prêmio. O terceiro prêmio foi dividido entre Maria Muradian - Gulegina e a Sergei Martynov, ambos cantores russos.

Também a Sergei Martinov coube o Prêmio Musorgsky. prêmio este pela primeira vez oferecido uma inovação neste concurso — pela melhor execução da obra vocalística do compositor russo Modeds Mussorgsky.

A presença, do Brasil no concurso ficou por responsabilidade do violonceIista Claudio Jaffé, que foi bastante aplaudido na segunda etapa porém, não passando para as finais.

Um Concurso do porte do Concurso Tchaikovsky, não só oferece ao público oportunidade de ouvir a música do compositor russo em algumas de suas várias facetas — obras para violoncelo, piano, violino e canto, como também proporciona aos seus premiados um Iugar definitivo no mercado internacional da arte musical.

Salete Maria la Chiamullera

PS: Agradecimentos – Embaixada do Brasil em Moscou e Boletim-Press pelas informações fornecidas.

Moscou (10/7/86).

Voltar
Conhea a ferramenta do POW internet para criao de sites Institucionais e E-commerce