Inicial
som
família tilinda .com
Laboratórios de Performance
Música em Família
Semanas da Musica .com
série grandes mestres .com
Recital Comentado
salete chiamulera.com
astarte
Duo Leichsenring
Embap
Festival Penalva
koellreutter
Pró-Música
Professores
Amor e Crianças
Família Chiamulera
Grupo de Estudos
Homenagens
Rosa Maria Chiamulera
Artigos
Imprensa
Fotos
pianistas admiráveis
Poemas e Desenhos
Técnicas e Estruturações
Aquamec
Cetha
Engenharia
PRVP
Caleidoscópio
Inicial
 

CURITIBA HOJE

CURITIBA, DOMINGO, 26 DE NOVEMBRO DE 1989


RECITAL COMENTADO

SALETE CHIAMULERA

Os sons e a música quer como comunicação em si, ou como ambientação e expressão, é uma realidade indiscutível em nossas vidas.

Ouvir é essencial, porém ainda mais primordial é escolher o quê se quer ouvir. Tem sido uma constante da atual vida a baixa (quase inexistente) qualidade do material ouvido pelos homens. Por que não afinar nossos sentidos para consumir um som melhor, uma música que traduza de uma forma mais plena a potencialidade humana de expressar-se através dos Sons?

“Infelizmente, a música dos grandes mestres-Bach, Beethoven, Chopin, Villa-Lobos, para citar alguns exemplos, tornou-se uma possibilidade auditiva de poucos. Observa-se uma grande lacuna entre a minoria de intérpretes e apreciadores desta música com a população de maneira geral; como se este fosse privilégio para poucos entendidos, quando na verdade é preciso apenas a oportunidade para ouví-la, um coração sensível e um mínimo de informação/familiarização com a vida e os sons dos compositores.

O recital comentado onde o músico interpreta (e comenta) a obra e a vida destes mestres, apoiado em projeções de slides, é um caminho para diminuir esta lacuna, um elo de ligação entre a minoria que desfruta desta música e a grande maioria do seres ouvintes. Por um momento a música, a obra de arte única, presente auto-suficiente, profunda e complexa, a indiscutível genialidade humana; e, no momento seguinte, o comentário verbal, a linguagem coloquial trazendo para perto de nós um pouco do cotidiano dos compositores nos proporcionando uma familiarização, colocando mais perto da humanidade destes criadores e amenizando o mito de irreversivelmente se estabelece em tomo de um gênio. E, ninguém melhor que o intérprete, que conhece a obra na sua profundidade e intimidade para comentá-la e desmistifica-lá.

É, pois, imprescindível resgatar a sensibilidade humana, dando ao homem a oportunidade de ouvir melhor, com mais possibilidade de escolha. Tornando-se mais sensível, o ser humano estará mais perto para encontrar a plenitude da vida.

Voltar
Conheça a ferramenta do POW internet para criação de sites Institucionais e E-commerce