Inicial
som
família tilinda .com
Laboratórios de Performance
Música em Família
Semanas da Musica .com
série grandes mestres .com
Recital Comentado
salete chiamulera.com
astarte
Duo Leichsenring
Embap
Festival Penalva
koellreutter
Pró-Música
Professores
Amor e Crianças
Família Chiamulera
Grupo de Estudos
Homenagens
Rosa Maria Chiamulera
Artigos
Imprensa
Fotos
pianistas admiráveis
Poemas e Desenhos
Técnicas e Estruturações
Aquamec
Cetha
Engenharia
PRVP
Caleidoscópio
Inicial
 
técnicas e estruturações

Estruturações

Quando morava em Blumenau, meu hobby preferido era tomar café no Grande Hotel Blumenau  e repensar graficamente as obras que estava estudando – uma experiência interessante de interagir com a obra. Clique aqui para conhecer resultados destas interações.


Técnica Alexander

O que me fascina como instrumentista, é a possibilidade de vivenciar todo o nosso corpo na interação com o piano. Neste processo de complementação – intérprete / instrumento, - “O USO DE SI MESMO” – F. Mathias Alexander são excelentes.

Seu triplo padrão de consciência corporal

1 – Deixe livre o pescoço
2 – Deixe a cabeça ir para frente e para cima
3 – Deixe o torso alongar-se e alargar-se, com o enigmático resumo dessas três instruções. “Todas juntas, uma depois de outra”. –

São ilusoriamente simples mais geniais, conforme relatado no seu trabalho – A Ressurreição do Corpo. ( Ed. Martins Fonte, 1993 - SP).

Por isso, quando penso em técnica, penso primeiro em como fazer - uso de si mesmo – corretamente.

Salete Chiamulera

A Técnica de Alexander -  SHEILA TRAMUJAS

A Técnica de Alexander é um método de reeducação postural, reorganização do movimento e do tônus muscular, e de auto-conhecimento, que promove habilidades como: direções mentais, atenção, apreciação sensórica, e visão interior para a obtenção dos resultados desejados. Durante as aulas, o aluno aprende a identificar maus hábitos de uso do corpo que interferem no equilíbrio e funcionamento do corpo e a transformá-los em bons hábitos ou seja, usar o corpo da forma como ele foi feito para ser usado. As informações são transmitidas verbalmente e com o suporte das mãos do professor que guiará o aluno nesse processo. O professor passa a ser um ele para que aconteça aos poucos a integração psicofísica do aluno.

O aluno aprende desde a primeira aula a participar do processo ativamente e se responsabilizar pelas suas melhoras. A técnica oferece uma análise sistemática dos princípios que regem o movimento humano estimulando o aluno a avaliar e checar seu desempenho ou no caso de artistas ou bailarinos, suas performances. Padrões incorretos de movimento e postura, obrigam o corpo a adotar posturas desfavoráveis em relação à ação da força da gravidade, ou nos casos de movimentos repetitivos como de músicos, etc.. O professor aponta esses padrões inconscientes de rigidez e esforço desnecessário como os causadores das queixas e sintomas apresentados auxiliando o aluno a adotar novos , conscientes e corretos padrões de uso do corpo assim como atitudes e reações.

Esses princípios são assimilados por experiência através do sistema nervoso central que vão sendo repetidos por tentativa e erro até serem totalmente incorporados o que Alexander chamava de controle construtivo consciente do self. O aluno aprende a ter flexibilidade para começar a fazer suas próprias escolhas. O resultado do aprendizado é muito mais do que a simples eliminação dos sintomas e sim uma um melhor funcionamento do mecanismo corporal integrativo que é o principal regulador da distribuição do tônus muscular, coordenação motora, mobilidade das articulações, flexibilidade e equilíbrio. Uso afeta função postulou Alexander, o criador do método na virada do século. Usamos nosso corpo de acordo com nossos hábitos. Emoções, pensamentos, estímulos e situações externas, tem sua resposta muscular instantânea e inconsciente e assim vão se formando as contraturas musculares crônicas que acabam por limitar não só nossos movimentos como nossa personalidade e potenciais e por fim causam stress e todas as doenças a ele relacionadas.

A diferença entre pensar e sentir o corpo é também experienciada durante uma aula da técnica. O resgate das características inerentes do ser humano como: alegria de viver, espontaneidade, bem estar e leveza que a tensão rouba. A comunicação mente\corpo é reativada enquanto o aluno vai se tornando mais disponível, leve, criativo e principalmente consciente este é o processo da corporificação. Sendo a descorporificação a principal responsável das doenças mais agressivas do homem nos tempos atuais.

Conheça a ferramenta do POW internet para criação de sites Institucionais e E-commerce